minhas musicas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

BANHEIRO ECOLOGICAMENTE CORRETO

Projeto Banheiro Ecologicamente Correto

Nós, do Escritório Cria Arquitetura, acreditamos que podemos e devemos promover um modo de vida mais sustentável através de uma arquitetura de qualidade, que utilize tecnologias e materiais adequados, e estimule o maior número de pessoas possíveis. Com este intuito, foi desenvolvido o projeto de arquitetura de interiores para a mostra de decoração Campinas Decor 2006, denominado Ecobanheiro. O banheiro público do evento é o espaço destinado a este projeto vencedor do Prêmio Planeta Casa 2006 na categoria Design de Interiores

Redução do Consumo de Energia

Para redução do consumo de energia e otimização da iluminação natural foram especificados os seguintes materiais e tecnologias:
A tradicional lâmpada foi substituída pelo “LED”, diodo emissor de luz, resultando numa economia de energia de ,aproximadamente, 80 %. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor, proporcionando maior conforto térmico à edificação, fator que também contribui para a redução do consumo energético.
As luminárias tipo spot são responsáveis pelas iluminações direta e pontual e cada uma utiliza até três Leds de 3W.



A bancada do banheiro feminino traz um lavatório feito de pedra com bica embutida e um sistema de Leds RGB. Quando o jato de água é acionado por meio de um sensor de presença, um facho de luz direcionado, colore o jato de água, que muda de cor durante o uso.
Para total aproveitamento da luz emitida pelos Leds foram utilizados colimadores, ou seja, lentes especiais fabricadas de acrílico com qualidade ótica. Filtros de cor âmbar foram aplicados para suavizar a cor branca dos Leds. Já o desenho do hall de entrada conta com balizadores na cor branca, e há ainda placas de sinalização com Leds na cor âmbar, para identificar os banheiros masculino e feminino.

Vidros

As portas das cabines em vidro leitoso criam divisórias sem barrar a luz natural, diminuindo demanda por iluminação artificial.

Persianas de seda artesanal

As persianas de seda artesanal com taboa protegem o ambiente contra o ofuscamento sem impedir a entrada de iluminação natural.
                                            Fonte - Cria Arquitetura Sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário